terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Relatório Anual da Unidade Escolar Dom Marcelino

Relatório Anual do ano de 2014 da Unidade Escolar Dom Marcelino

O ano letivo de 2014 teve início com a Semana Pedagógica, Ministrada Pela equipe do Projeto Rondon. A mesma ocorreu de 03 à 07 de fevereiro, onde aconteceram palestras com os temas: Ensino Aprendizagem, Inclusão do Aluno com Deficiência e Distúrbio de Aprendizagem, Avaliação, Leitura e Recreação. Na ocasião houveram rodas de conversas regadas de muitas discussões acerca dos temas abordados.


Para iniciar as atividades pedagógicas do ano letivo do ano em curso na Unidade Escolar Dom Marcelino, foi realizada pela equipe administrativa e pedagógica, nas pessoas da Supervisora Cleonice Machado e dos diretores Sindiney e Maria Raimunda, visando propiciar uma avaliação reflexiva das atividades desenvolvidas em 2013, com o intuito de apontar as ações positivas e as negativas, objetivando repensar posturas e redefinir metas.
Posteriormente e baseado no anseio dos educadores e nas necessidades dos educandos, elaborou-se o Plano de Ação a ser executado por aquela Unidade Escolar no ano de 2014.
Em uma ação colaborativa com os pais, ocorreu a primeira reunião de Pais e Mestres, onde foram discutidos caminhos para o melhoramento do processo de aprendizagem.

Acreditando que uma escola para promover educação de qualidade deve ter uma proposta pedagógica real e funcional, os servidores da Unidade Escolar Dom Marcelino elaboraram, através de um trabalho coletivo e discursivo, seu Projeto Político Pedagógico, para o quadriênio 2014 à 2017.

No dia 28 de março, aconteceu a reunião de pais, para entrega das camisetas do uniforme escolar, pelo prefeito municipal. Na ocasião o senhor prefeito presenteou a comunidade escolar de Centro Novo, com a informação de que o prédio da escola será concluído, de forma a atender todos os alunos matriculados, informação esta que foi recebida sob muitos aplausos de todos os presentes, tendo em vista que este é o maior sonho de pais alunos e servidores.

No dia 09 de abril aconteceu a Dia da Saúde na Escola, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Saúde, onde foram realizadas atividades físicas, aplicação de flúor, pesagem, distribuição de panfletos, etc.

Aconteceu no dia 16 de abril, a festa em comemoração à Páscoa com apresentações dos alunos, encenando o verdadeiro sentido da Páscoa.

Visando homenagear as mães dos nossos alunos, no dia 09 de maio realizou-se uma grandiosa festa para as mães, onde foram realizadas várias apresentações com os alunos e contou com a presença do Prefeito Municipal Vagtônio Brandão.

Os problemas educacionais devem ser solucionados à medida que os mesmos aparecem, por isso a equipe de professores, sob a coordenação da Supervisão Escolar, realizou no dia 16 de maio 1º Conselho de Classe de 2014, onde as dificuldades foram relatadas pelos professores e a Supervisora ao analisá-las, propôs algumas ações visando resolvê-las. A exemplo desse, foram realizados no decorrer do ano letivo, os outros três Conselhos de Classe, previstos no Plano de Ação da Escola.


Em homenagem ao dia dos pais, foi ministrada uma palestra e oferecido um café da manhã àqueles que contribuem significativamente na educação dos filhos e consequentemente de nossos alunos.

Em comemoração ao dia do Folclore, foi realizado o projeto referente ao tema, que teve sua culminância no dia 22 de agosto e contou com apresentações de danças de carimbó, boi e xaxado, bem como cantigas de rodas e apresentações de advinhas e parlendas.
No dia da Independência do Brasil, aconteceu um lindo desfile em Buritirana, com o tema: Buritirana Somos Nós, e na ocasião a Unidade Escolar Dom Marcelino, mais uma vez brilhou na avenida, apresentando as ações da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Em homenagem ao Dia da Criança foram realizadas inúmeras brincadeiras com todas as turmas de 1º à 5º Ano, onde as crianças foram as protagonistas da ação, orientadas pela equipe de educadores da escola.

Visando oferecer uma educação capaz de transformar a sociedade, foram realizados os planos de ação mensais dos educadores, a partir da realidade e das necessidades dos alunos, de acordo com os respectivos anos de ensino, bem como os Plantões Pedagógicos.


Diante de tudo isso, o ano letivo de 2014 pode ser considerado bastante positivo, pois percebeu-se um grande avanço no que tange à aprendizagem, o que resultou em um baixo índice de reprovação escolar.

Buritirana, 30 de dezembro de 2014

Cleonice Machado
Supervisora Escolar


Nenhum comentário:

Postar um comentário