segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Relatório Anual do programa Brasil Alfabetizado e do Projeto Diretrizes em Ação-2014

Relatório Anual do Programa Brasil Alfabetizado e do Projeto Diretrizes em Ação-2014

A Secretaria Municipal de Educação de Amarante do Maranhão, objetivando dinamizar o processo educacional de crianças e adultos, ao longo do ano de 2014, promoveu trabalhos relevantes nesse sentido. Para tanto, atendeu através do Programa Brasil Alfabetizado 500 Alfabetizandos, distribuídos em 60 turmas dispostas em várias localidades do município, bem como, executou o Projeto Diretrizes em Ação, atendendo assim, educadores e educandos da Educação Infantil, provocando significativas reflexões acerca dessa modalidade de ensino e gerando consequentemente, um impacto bastante positivo, no que se refere à qualidade.
Com base no compromisso e na responsabilidade com as quais essas ações foram executadas, passaremos a partir de agora a relatar de maneira sucinta, o desenvolvimento deste no município de Amarante do Maranhão.Visando uma melhor compreensão, iniciaremos explicando em linhas gerais, o que são e quais os objetivos dos programas acima mencionados.


1- PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO


O compromisso junto à ONU - Organização das Nações Unidas tem como meta buscar a diminuição dos índices de analfabetismo na população acima dos 15 anos de idade. O país vem buscando estabelecer uma ação conjunta com os Estados, os Municípios e as Entidades Educacionais a fim de atingir até o ano de 2015 um índice de 6%, porcentagem essa estabelecida com o organismo internacional. Assim como vem acontecendo desde quando o então presidente Luís Inácio Lula da Silva, assumiu a presidente em 2003, o Programa Brasil Alfabetizado, coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC) e em conjunto com os Estados e Municípios parceiros, tratam das ações de combate ao analfabetismo no Brasil.
O programa visa promover uma grande mobilização nas comunidades mais diversificadas, tendo como filosofia a promoção do acesso à educação como um direito de todos. Seu público alvo é formado pelos cidadãos com 15 (quinze) anos de idade ou mais, que não tiveram oportunidade, ou foram excluídos da escola, excluídos do direito de exercer seu papel social na comunidade onde se estabeleceu, privados em muitos casos de possuírem documentos que comprovem sua existência, privados da condição de ler, escrever interpretar simbologias e outras competências que lhe cabe enquanto cidadão.
Para garantir que os Estados e Municípios parceiros consigam alcançar seus objetivos e suas metas com o PBA, o MEC, por intermédio da SECADI, desenvolve ações de apoio aos parceiros, seja por meio de videoconferências, ou por meio de material publicado em seu portal na internet, cujo maior objetivo é orientar o planejamento e a execução do programa. Neste sentido, percebe-se que uma das maiores preocupações dos Coordenadores do programa está centrada na qualidade do trabalho de alfabetização desenvolvidos nas milhares de salas de aula espalhadas por todo o país.
Diante da realidade constatada, O Governo Federal em parceria com os municípios vem promovendo as Formações Inicial e Continuada de Alfabetizadores e Coordenadores do Programa, visando capacitá-los para o bom desempenho do trabalho educativo realizado junto aos Alfabetizandos.
A necessidade de se dar continuidade ao processo da formação inicial, e a qualificação dos alfabetizadores do programa de alfabetização, bem como apurar se todos os temas e conteúdos trabalhados na formação inicial estarão sendo desenvolvidos pela equipe, deu-se a necessidade de se realizar a Formação Continuada. Trata-se de um acompanhamento dos processos que envolvem desde a parte pedagógica à gestão do programa.
O envolvimento de todos é crucial para que se faça cumprir o acordo firmado entre as entidades e instituições comprometidas com a ação social. Promover a qualidade do trabalho de alfabetização é garantir o êxito do programa, pois aulas bem preparadas e bem executadas possibilitam que o alfabetizando desenvolva conhecimentos de forma mais significativa, ao mesmo tempo em que reduz a evasão, que é um dos principais obstáculos enfrentados pelos Coordenadores de turma e Gestores Locais. Seguindo as orientações da SECADI/MEC e agregando os conhecimentos e a experiência adquiridos ao longo de toda a sua existência do programa.

A equipe da educação do Município de Amarante do Maranhão, preocupada com as recentes reportagens trazidas pelas mídias impressas e eletrônicas, que vem apresentando índices alarmantes de analfabetos no Brasil tem se preocupado através de nossos dirigentes com tal fato.
Em função disso, ao longo dos últimos anos vem desenvolvendo o Programa Brasil Alfabetizado em parceria com o Ministério da Educação. Temos como principal meta diminuir nosso índice de analfabetismo a níveis que possibilitem tirar nossos cidadãos da exclusão absoluta da educação e do conhecimento. Buscaremos com isso, fortalecer nosso poder produtivo e econômico da cidade e do meio rural, bem como melhorar a qualidade de vida, pois acreditamos que o cidadão participativo passa pela educação e pela capacidade de ler e escrever.
Diante disso, no decorrer do ano em questão, aconteceram a Formações Inicial e Continuada, com os seguintes objetivos:

• Objetivos Gerais

- Capacitar os Alfabetizadores e Coordenadores de turma, para o exercício do Programa Brasil Alfabetizado de 2014, no Município de Amarante do Maranhão no Estado do Maranhão, com base nas orientações dispostas na Resolução Nº 52, de 11 de dezembro de 2013;
- Promover a continuidade da formação e qualificação, bem como acompanhamento e avaliação das ações iniciadas na implantação do programa junto aos Alfabetizadores e Coordenadores de turma.

• Objetivos Específicos

- Identificar a prática da investigação como instrumento de aprendizagem;
- Reconhecer a construção da identidade: “o que sou e o que sei” e verificar o andamento de tal construção;
- Identificar a educação para a libertação;
- Certificar e solidificar o exercício da Ética, da Cidadania e dos Direitos Humanos;
- Identificar o conhecimento e preservação do seu meio ambiente;
- Verificar as ações do Alfabetizador e do Alfabetizando no discurso da preservação do seu meio ambiente, empreendedorismo no agronegócio e a agricultura familiar, do uso da terra;
- Compreender o papel da educação para o mundo do trabalho;
- Identificar as práticas que estão sendo usadas para a educação e formação para o mundo do trabalho, empreendedorismo urbano e modelo de cooperativas;
- Entender a necessidade da formação continuada – Educação ao longo da vida;
- Reconhecer o papel do cooperativismo como forma de melhoria social e econômica;
- Participar da vida da comunidade como ser atuante nas decisões sociais;

- Desenvolver oficinas modelos para aplicação do cotidiano na sala de aula, uso da educação artística, do lúdico e do contador de histórias e outras metodologias.





ETAPA I
FORMAÇÃO INICIAL
EIXOS TEMÁTICOS CARGA-HORÁRIA PÚBLICO ALVO
• Letramento, Escrita e a Matemática (Alfabetização) 18 HORAS ALFABETIZADORES E
COORDENADORES
• Cidadania, Ética e as Novas Tecnologias (Informática) 08 HORAS ALFABETIZADORES E
COORDENADORES

• Economia Solidária, Cooperativismo. 04 HORAS ALFABETIZADORES E
COORDENADORES
• Saúde Preventiva (epidemiologias) 04 HORAS ALFABETIZADORES E COORDENADORES
• Projeto Olhar Brasil 06 HORAS ALFABETIZADORES E COORDENADORES

Carga-Horária Total 40 HORAS

ETAPA II
FORMAÇÃO CONTINUADA
EIXOS TEMÁTICOS CARGA-HORÁRIA PÚBLICO ALVO
Conceitos Básicos; Atualização dos Cadastramentos no SBA; 01 HORA ALFABETIZADORES E COORDENADORES
Aplicação dos Recursos da Verba de Apoio; O Sistema de Gerenciamento de Bolsas – SGB; 01 HORA ALFABETIZADORES E COORDENADORES
O planejamento pedagógico – Experiências com temas geradores; 03 HORAS ALFABETIZADORES E COORDENADORES
A avaliação – Análise do Teste cognitivo de entrada e outras ferramentas de acompanhamento dos alfabetizandos e alfabetizadores;
Planos de ensino, e planejamento
escolar;
03 HORAS
ALFABETIZADORES E COORDENADORES
Fases da Alfabetização de Adultos; Desafios Epistemológicos da Alfabetização de Adultos. 02 HORAS ALFABETIZADORES E COORDENADORES
Avaliação Continuada dos Alfabetizandos; 02 HORAS ALFABETIZADORES E COORDENADORES
A Evasão em Turmas de AJA; Estratégias para o combate à evasão; 02 HORAS ALFABETIZADORES E COORDENADORES
Troca de Experiências 02 HORAS ALFABETIZADORES E COORDENADORES
A Pesquisa como elemento motivacional; A Construção de Projetos; 02 HORAS ALFABETIZADORES E COORDENADORES
Trabalho com Campos Conceituais 02 HORAS ALFABETIZADORES E COORDENADORES
Propostas de Atividades 02 HORAS ALFABETIZADORES E COORDENADORES
Trocas de Experiências; e Aplicação Literatura para Todos. 02 HORAS ALFABETIZADORES E COORDENADORES
Conceitos Básicos; 1:50 ALFABETIZADORES E COORDENADORES
Deficiência Mental; 1:50 ALFABETIZADORES E COORDENADORES
Deficiência Visual; 1:50 ALFABETIZADORES E COORDENADORES
Deficiência Auditiva; 1:50 ALFABETIZADORES E COORDENADORES
Propostas de Atividades Pedagógicas e Trocas de Experiências 02 HORAS ALFABETIZADORES E COORDENADORES
Alfabetização Matemática e a Matriz de Referência para a Matemática. 02 HORAS ALFABETIZADORES E COORDENADORES
Resolução de Problemas 02 HORAS ALFABETIZADORES E COORDENADORES
Arte e Matemática 02 HORAS ALFABETIZADORES E COORDENADORES
Propostas de Atividades e Trocas de Experiências 02 HORAS ALFABETIZADORES E COORDENADORES
As políticas para formação profissional 02 HORAS ALFABETIZADORES E COORDENADORES
Empreendedorismo e Formação de Cooperativas de Trabalho 02 HORAS ALFABETIZADORES E COORDENADORES
Economia Solidária; 02 HORAS ALFABETIZADORES E COORDENADORES
Trocas de Experiências; 02 HORAS ALFABETIZADORES E COORDENADORES
Fomento à leitura e a produção Textual 02 HORAS ALFABETIZADORES E COORDENADORES
Planejamento Estratégico para a EJA 02 HORAS ALFABETIZADORES E COORDENADORES
Encaminhamento dos Egressos às turmas da EJA 02 HORAS ALFABETIZADORES E COORDENADORES
Trocas de Experiências e Teste Cognitivo de Saída (análise e aplicação) 02 HORAS ALFABETIZADORES E COORDENADORES
Teste de Saída 02 HORAS ALFABETIZADORES E COORDENADORES
Fechamento do PBA: Avaliação Final e Prestação de Contas 06 HORAS ALFABETIZADORES E COORDENADORES
Carga Horária Total 64 HORAS


Os registros fotográficos abaixo mostram alguns momentos da execução do Programa Brasil Alfabetizado em Amarante do Maranhão, no decorrer do ano de 2014:
FORMAÇÕES INICIAIS E CONTINUADA



NAS SALAS DE AULA




2- PROJETO DIRETRIZES EM AÇÃO

O Projeto Diretrizes em Ação na Educação Infantil, veio atender às necessidades que se faz em compreender a criança como um ser em construção e com autonomia. O mesmo proporcionou a aplicação de práticas pedagógicas inerentes ao público-alvo, que é a criança, oferecendo subsídios de suma importância para o desenvolvimente de uma educação de maior qualidade e mais significativa.
O município de Amarante do Maranhão, capacitou ao longo do ano de 2014, educadores de Educação Infantil. Com isso melhorou de modo significativo, a prática docente, fator esse, que resultou em um ensino/aprendizagem mais dinâmico e agradável.
Aconteceram 08 encontros com carga-horária de 8 horas cada, onde foram realizadas oficinas pedagógicas, voltadas para aplicabilidade de materiais recicláveis, discursões acerca da postura adequada do professor de Educação Infantil, palestras voltadas para construção da autonomia da criança e da necessidade de aprender brincando.
Conforme depoimentos dos próprios educadores participantes do projeto, o mesmo facilitou bastante o trabalho e dinamizou as aulas, que até então eram consideradas por eles, monótonos e até descontextualizadas.
Muitas foram as atividades realizadas ao longo da formação e seguem abaixo registros fotográficos de algumas delas:
OFICINAS REALIZADAS


Diante do exposto, consideramos a continuidade dos referidos programas, a sequência da inovação e do dinamismo na rede municipal de ensino de Amarante do Maranhão, nas modalidades em questão.



Cleonice Machado
Secretária Municipal Adjunta de Educação







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