Ao longo dos últimos anos, vem se percebendo um alto índice de reclamações, no que tange a mulheres que exercem sozinhas a função de dona do lar, a quem todas as responsabilidades com a casa e com a família cabem a elas. Parece que o que ninguém procura compreender é o que levam as mesmas a se desdobrarem para dar conta de tudo. É fácil falar que mulher tal, quer ser o macho da casa. Agora você já parou para pensar, que são obrigadas, pois ninguém se propõe a ser o homem?
A impressão que se tem é que esse tal de direitos iguais virou deveres invertidos, onde a maioria dos homens não têm mais preocupações com nada, ou quase nada. Que a mulher é que além de trabalhar fora, ainda precisa cuidar de tudo e de todos, principalmente no que se refere ao financeiro. Geralmente a maioria dos homens gostam da casa arrumada, comida gostosa, roupa limpinha, cheirosa e passada, mas não querem ajudar em nada, apenas suja e bagunça. É como se as mulheres tivessem a obrigação de cuidar e ainda serem "escravas mudas" sem nenhum direito de reclamar de nada.
Desse jeito fica fácil ser o "homem" da relação, já que a mulher é quem se preocupa se: o gás acaba, a lâmpada queima, o talão de energia vence, a comida acaba, o filho fica doente, ou até ela mesma. Ela tem que cuidar de todos, mas ninguém pode cuidar dela. Quando ela fica calada dizem que é porque está zangada. Se fala, é bruta, se reclama do que está errado é abusada, se cobra atenção é chulé... E desse modo segue a lista de reclamações sobre a coitada da "mulher macho" que tem como seu maior sonho, poder ser mulher, mas precisa ser "o homem" com todas as responsabilidades do homem da casa. Aquela que nunca pode ficar doente, triste, cansada, ou reclamar de nada nem de ninguém.
O que na maioria das vezes, essas mulheres necessitam mesmo é de serem cuidadas e não só cuidar. Pois a vida de quem cuida sempre de todos é muito cansativa, podendo gerar até mesmo revolta, devido à carga extremamente pesada sem ser compartilhada.
Não queira ser obrigada a ser "mulher macho". Aproveite para ser mulher, se isso lhe for permitido.
Cleonice Machado
Nenhum comentário:
Postar um comentário