quinta-feira, 30 de março de 2017

Projeto sobre Drogas



UNIDADE ESCOLAR DOM MARCELINO
CENTRO NOVO-BURITIRANA
TURNO VESPERTINO
TURMAS: 6º A 9º ANO
SUPERVISORA CLEONICE MACHADO









DROGAS: EFEITOS E CONSEQUÊNCIAS









CENTRO NOVO
2017
ÍNDICE

Apresentação
1-    OBJETIVOS
1.1-         Geral
1.2-         Específicos
2-    METODOLOGIA
3-    RECURSOS
3.1- Humanos
3.2- Materiais
      4-  AVALIAÇÃO
5-    CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
6-    CONTEÚDOS E ATIVIDADES
7-     TURMAS E SUBTEMAS
      8-  EQUIPES RESPONSÁVEIS


APRESENTAÇÃO

Em face do elevado índice de uso de drogas no Brasil e consequentemente no Povoado Centro Novo, deu-se a necessidade da realização de uma pesquisa mais aprofundada acerca do tema em questão, com os alunos e professores da Unidade Escolar Dom Marcelino, sobretudo, do turno vespertino, onde encontram-se em atividade estudantil, os jovens, que fazem parte do público acentuadamente vulnerável à experimentos, o que os tornam alvos fáceis de usuários ativos.
            Desse modo, será desenvolvido ao longo do mês de abril, palestras, estudos em grupos, pesquisas, debates e outras atividades, visando esclarecer melhor os efeitos e as consequências do uso de drogas, o que culminará na apresentação de um seminário, que acontecerá dia 12 de maio de 2017, na referida unidade escolar.

1- OBJETIVOS
1.1-         Objetivo Geral

·        Informar e conscientizar os alunos de 6º a 9º Ano do turno vespertino da Unidade Escolar Dom Marcelino, acerca dos efeitos e das consequências que as drogas proporcionam ao corpo, à mente e à vida do ser humano, acentuando a necessidade de se manter afastado totalmente desse universo de drogas.

1.2-         Objetivos Específicos

·        Incentivar o interesse e a curiosidade dos educandos, pela busca do conhecimento dos efeitos e consequências que a droga proporciona na vida do ser humano, bem como as posturas necessárias a serem adotadas diante da gravidade do assunto;

·        Desenvolver atividades voltadas para o desenvolvimento de atitudes sociais positivas, que venham a manter adolescentes e jovens fora do mundo das drogas;

·        Promover debates enfatizando a temática;

·        Produzir textos e poesias de conscientização e incentivo ao não consumo de drogas;

·        Realizar pesquisas diversas sobre o tema estudado.

2- METODOLOGIA

O projeto Drogas: Efeitos e Consequências será desenvolvido pela equipe da Unidade Escolar Dom Marcelino, ao longo do mês de abril e início de maio, com ações a serem desenvolvidas durante todo esse intervalo, por educadores e educandos, o que culminará em um seminário organizado e apresentado pelos alunos de 6º a 9º Ano do Ensino Fundamental, sob a orientação dos professores. Onde serão realizados estudos em grupo, debates, pesquisas, apresentação de vídeos, produções textuais, paródias, etc.
Em função disso, cada equipe que será formada pelas turmas de 6º a 9º ano, contará com uma equipe de professores coordenadores, cujo papel é de orientar e viabilizar a pesquisa, garantindo um resultado eficiente.

3-   PROPOSTAS DE CONTEÚDOS E ATIVIDADES

·        LÍNGUA PORTUGUESA
- Leitura de textos sobre drogas;
- Produção de textos e poesias sobre a temática;
- Apresentação de vídeos e debates.

·        MATEMÁTICA
- Organização de gráficos com números de acidentes de trânsito na região, em função do uso de álcool;
- Construção de tabelas com ocorrências policiais em dias de festas e feriados.

·        CIÊNCIAS
- Componentes do cigarro;
- Males do consumo excessivo de remédios;
- Riscos do consumo do álcool e do fumo durante a gestação.

·        HISTÓRIA
- História da produção de medicamentos;
- Males das drogas na história da humanidade.

·        GEOGRAFIA
- Origem das drogas no mundo, e no Brasil;
- Estudo sobre as principais drogas utilizadas na região.


·        INGLÊS
- Tradução de textos com a temática;
- Reflexão sobre letras de músicas que falam de problemas referentes à droga;
- Pesquisa sobre artistas internacionais que tiveram problemas com drogas.

·        ARTE
- Criação de desenhos que abordem a temática;
- Composição de paródias no estilo hip hop ou repente.

·        RELIGIÃO
- A visão da bebida e do fumo nas religiões;
- O papel das igrejas no apoio aos usuários de drogas.

·        EDUCAÇÃO FÍSICA
- Doping nos esportes;
- Prejuízos causados pelo uso de anabolizantes.

4-   RECURSOS UTILIZADOS

4.1- RECURSOS HUMANOS

·        Equipe administrativa e pedagógica da unidade escolar;
·        Professores;
·        Alunos;
·        Demais servidores.

4.2- RECURSOS MATERIAIS

·        Material didático: cartolinas, pincéis, cola, TNT, fita adesiva, pistola, cola quente, etc;
·        Textos de apoio;
·        Vídeos;
·        Data show;
·        Caixa de som;
·        Microfone;
·        Computador portátil, etc.

5-   AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

A avaliação dar-se á no decorrer da execução de todas as etapas do projeto, através da observação do interesse, participação e execução das atividades orais e escritas dos alunos e do envolvimento dos professores e demais servidores da escola.

6-    TURMAS E SUBTEMAS A SEREM TRABALHADOS

6º A e B
7º A e B
8º Ano
9º Ano
DROGAS
NATURAIS
DROGAS SINTÉTICAS
DROGAS
SEMI-SINTÉTICAS
OUTRAS DROGAS
Maconha;
Ópio
Psicocebina;
DMT-Dimetiltriptomina;
Cafeína
Cogumelos alucinógenos;
Nicotina.
Anfetaminas;
Barbitúricos;
Ecstasy;
Lsd;
Metanfetamina.
Heroína
Cocaína e crack;
Morfina;
Merla;
Oxi.
Inalante;
Solventes;
Álcool;
Tabaco;
Tranquilizantes;
Ansiolíticos.



7-   CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Atividades
31/03
03 a 28/04
02 a 11/05
12/05
Apresentação do Projeto

X




Pesquisas, debates e produções


X


Organização do Seminário



X

Apresentação do Seminário




X


                   8-   EQUIPES RESPONSÁVEIS

6º A e B
7º A e B
8º Ano
9º Ano
Apoio
Claumir
Clésio
Oziléia
Gleide
Cleonice
Cleude
Edimar
Pedro Henrique
Ruidegran
Mª Raimunda
Euricélia
Ielma


Sindiney
Francisco
James




Nenhum comentário:

Postar um comentário