UNIDADE
ESCOLAR DOM MARCELINO
CENTRO
NOVO-BURITIRANA
TURNO
VESPERTINO
TURMAS: 6º A
9º ANO
SUPERVISORA
CLEONICE MACHADO
DROGAS: EFEITOS E CONSEQUÊNCIAS
CENTRO NOVO
2017
ÍNDICE
Apresentação
1- OBJETIVOS
1.1-
Geral
1.2-
Específicos
2- METODOLOGIA
3- RECURSOS
3.1- Humanos
3.2- Materiais
4- AVALIAÇÃO
5- CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
6- CONTEÚDOS E ATIVIDADES
7- TURMAS E SUBTEMAS
8- EQUIPES RESPONSÁVEIS
APRESENTAÇÃO
Em face do elevado índice de uso de drogas no Brasil e
consequentemente no Povoado Centro Novo, deu-se a necessidade da realização de
uma pesquisa mais aprofundada acerca do tema em questão, com os alunos e
professores da Unidade Escolar Dom Marcelino, sobretudo, do turno vespertino,
onde encontram-se em atividade estudantil, os jovens, que fazem parte do público
acentuadamente vulnerável à experimentos, o que os tornam alvos fáceis de
usuários ativos.
Desse modo, será desenvolvido ao
longo do mês de abril, palestras, estudos em grupos, pesquisas, debates e
outras atividades, visando esclarecer melhor os efeitos e as consequências do
uso de drogas, o que culminará na apresentação de um seminário, que acontecerá
dia 12 de maio de 2017, na referida unidade escolar.
1- OBJETIVOS
1.1-
Objetivo Geral
·
Informar
e conscientizar os alunos de 6º a 9º Ano do turno vespertino da Unidade Escolar
Dom Marcelino, acerca dos efeitos e das consequências que as drogas
proporcionam ao corpo, à mente e à vida do ser humano, acentuando a necessidade
de se manter afastado totalmente desse universo de drogas.
1.2-
Objetivos Específicos
·
Incentivar
o interesse e a curiosidade dos educandos, pela busca do conhecimento dos
efeitos e consequências que a droga proporciona na vida do ser humano, bem como
as posturas necessárias a serem adotadas diante da gravidade do assunto;
·
Desenvolver
atividades voltadas para o desenvolvimento de atitudes sociais positivas, que
venham a manter adolescentes e jovens fora do mundo das drogas;
·
Promover
debates enfatizando a temática;
·
Produzir
textos e poesias de conscientização e incentivo ao não consumo de drogas;
·
Realizar
pesquisas diversas sobre o tema estudado.
2- METODOLOGIA
O projeto Drogas: Efeitos e Consequências será desenvolvido
pela equipe da Unidade Escolar Dom Marcelino, ao longo do mês de abril e início
de maio, com ações a serem desenvolvidas durante todo esse intervalo, por
educadores e educandos, o que culminará em um seminário organizado e
apresentado pelos alunos de 6º a 9º Ano do Ensino Fundamental, sob a orientação
dos professores. Onde serão realizados estudos em grupo, debates, pesquisas,
apresentação de vídeos, produções textuais, paródias, etc.
Em função disso, cada equipe que será formada pelas turmas de
6º a 9º ano, contará com uma equipe de professores coordenadores, cujo papel é
de orientar e viabilizar a pesquisa, garantindo um resultado eficiente.
3-
PROPOSTAS
DE CONTEÚDOS E ATIVIDADES
·
LÍNGUA PORTUGUESA
- Leitura de textos sobre drogas;
- Produção de textos e poesias sobre
a temática;
- Apresentação de vídeos e debates.
·
MATEMÁTICA
- Organização de gráficos com números
de acidentes de trânsito na região, em função do uso de álcool;
- Construção de tabelas com
ocorrências policiais em dias de festas e feriados.
·
CIÊNCIAS
- Componentes do cigarro;
- Males do consumo excessivo de
remédios;
- Riscos do consumo do álcool e do
fumo durante a gestação.
·
HISTÓRIA
- História da produção de
medicamentos;
- Males das drogas na história da
humanidade.
·
GEOGRAFIA
- Origem das drogas no mundo, e no
Brasil;
- Estudo sobre as principais drogas
utilizadas na região.
·
INGLÊS
- Tradução de textos com a temática;
- Reflexão sobre letras de músicas
que falam de problemas referentes à droga;
- Pesquisa sobre artistas
internacionais que tiveram problemas com drogas.
·
ARTE
- Criação de desenhos que abordem a
temática;
- Composição de paródias no estilo
hip hop ou repente.
·
RELIGIÃO
- A visão da bebida e do fumo nas
religiões;
- O papel das igrejas no apoio aos
usuários de drogas.
·
EDUCAÇÃO FÍSICA
- Doping nos esportes;
- Prejuízos causados pelo uso de
anabolizantes.
4-
RECURSOS
UTILIZADOS
4.1- RECURSOS HUMANOS
·
Equipe
administrativa e pedagógica da unidade escolar;
·
Professores;
·
Alunos;
·
Demais
servidores.
4.2- RECURSOS MATERIAIS
·
Material
didático: cartolinas, pincéis, cola, TNT, fita adesiva, pistola, cola quente,
etc;
·
Textos
de apoio;
·
Vídeos;
·
Data
show;
·
Caixa
de som;
·
Microfone;
·
Computador
portátil, etc.
5-
AVALIAÇÃO
DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
A avaliação dar-se á no
decorrer da execução de todas as etapas do projeto, através da observação do
interesse, participação e execução das atividades orais e escritas dos alunos e
do envolvimento dos professores e demais servidores da escola.
6-
TURMAS E SUBTEMAS A SEREM TRABALHADOS
6º A e B
|
7º A e B
|
8º Ano
|
9º Ano
|
DROGAS
NATURAIS
|
DROGAS SINTÉTICAS
|
DROGAS
SEMI-SINTÉTICAS
|
OUTRAS DROGAS
|
Maconha;
Ópio
Psicocebina;
DMT-Dimetiltriptomina;
Cafeína
Cogumelos alucinógenos;
Nicotina.
|
Anfetaminas;
Barbitúricos;
Ecstasy;
Lsd;
Metanfetamina.
|
Heroína
Cocaína e crack;
Morfina;
Merla;
Oxi.
|
Inalante;
Solventes;
Álcool;
Tabaco;
Tranquilizantes;
Ansiolíticos.
|
7-
CRONOGRAMA
DE ATIVIDADES
Atividades
|
31/03
|
03 a 28/04
|
02 a 11/05
|
12/05
|
Apresentação do Projeto
|
X
|
|
|
|
Pesquisas, debates e produções
|
|
X
|
|
|
Organização do Seminário
|
|
|
X
|
|
Apresentação do Seminário
|
|
|
|
X
|
6º A e B
|
7º A e B
|
8º Ano
|
9º Ano
|
Apoio
|
Claumir
|
Clésio
|
Oziléia
|
Gleide
|
Cleonice
|
Cleude
|
Edimar
|
Pedro Henrique
|
Ruidegran
|
Mª Raimunda
|
Euricélia
|
Ielma
|
|
|
Sindiney
|
Francisco
|
James
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário