terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Eu "Secretária" de 2009 a 2016













































































































































































































































































































      



 

Um dia sonhei poder contribuir com a educação de minha cidade. Acredito que o sonhar é o princípio do realizar. Sonhamos sempre com caminhos retos e  encantados, onde tudo acontece de maneira satisfatória, porém às vezes faz-se necessário trilharmos por caminhos confusos e não tão repletos de satisfação e realização.  Para minimizarmos as frustrações do engessamento e do congelamento precisamos aprender fazer de um limão uma limonada, de uma bomba uma libertação... 
           Diante da realidade possível, ser sábio costuma ser a única saída. É fundamental ter o poder de transformar o mal em bem, o feio em belo. Cada pequenina oportunidade deve ser sabiamente utilizada para fazer algo grandioso, que possa contribuir significativamente com aqueles que precisam e acreditam.
          Ao longo desses 08 anos de experiência e provação, contribui da melhor forma possível com o desenvolvimento de minha amada Amarante. Tenho consciência que muito sonhei e pouco tive a oportunidade de realizar, mas também acredito ter feito  o máximo possível diante da quase inexpressível oportunidade de poder fazer. Nessa trajetória "turbulenta" conheci muitas pessoas especiais, que muito me fizeram crescer e com as quais tive um imenso prazer em trabalhar.

          Em 2009, 2010 e 2011 Coordenei com muita dedicação, o Programa Gestar II em Amarante do Maranhão. O mesmo era voltado para a capacitação de Professores de 6º a 9º Ano de Língua Portuguesa e Matemática. Onde fui presenteada com a oportunidade de trabalhar ao lado de Formadores extremamente capacitados e dedicados, como A Professora Josenira Gonçalves e o Professor Josué Fernandes,  parceiros comprometidos com o melhoramento da qualidade da educação do município e com os quais os nossos professores cursistas tiveram a chance de aprender bastante e melhorar sua prática educativa na sala de aula.
          No decorrer da Formação em São Luis conheci  e interagi, com professores de todo nosso Maranhão e com as Formadoras da Universidade de Brasília. Assim como  ampliei minhas amizades com os nossos professores em Amarante, que participaram do Programa, durante esses três anos em que o Programa ficou em ação em Amarante.
          Em 2014, mais uma vez coordenei um Programa Educativo.  Dessa vez, o público alvo foi  os professores de Educação Infantil. A capacitação dos formadores se deu  através do Projeto Diretrizes em Ação, pelas formadoras do Instituto Avisalá  Virgínia e Edy Fonseca. Participaram da equipe de Formadores do município de Amarante sob minha coordenação, as professoras Lucélia Rodrigues, Neide Vieira, Marinalva Almeida, Ieda Cavalcante, Eliete Chaves e Cleanes Ferreira. Uma equipe pela qual tenho um imenso carinho e respeito, por tamanha dedicação, compromisso e responsabilidade, com a qual desenvolveram o projeto, junto à equipe de professores de Educação Infantil, da sede e dos Distritos. O Projeto teve duração de 01 ano, onde foram realizadas várias oficinas e palestras, com os referidos professores municipais.

          Outro Programa com o qual tive a satisfação de trabalhar foi o Brasil Alfabetizado. O mesmo aconteceu de 2009 a 2016, atendeu mais de 3.000 alfabetizandos e teve seu encerramento no início do segundo semestre de 2016. Muitos foram os colaboradores que se dispuseram a serem voluntários visando minimizar o analfabetismo no município de Amarante. Forçando um pouco aqui minha memória, pois foram muitos anos, consigo lembrar de algumas pessoas que participaram durante um longo tempo: Jesus, Assunção, Célia, Cleanes, Ivone, Gilva, Marinalva, Maildo, dentre outos.
          Sempre realizei as tarefas dadas a mim, fossem elas grandes ou pequenas, com muita responsabilidade e dedicação. Sou sabedora, que durante essa minha passagem pela gestão, poderia ter contribuído muito mais, porém muito não passou de sonhos, a realidade impossibilitou muitas realizações. Mesmo nessas circunstâncias, agradeço imensamente a Deus pela oportunidade de ter agido sempre com muita paciência e sabedoria e ter, mesmo que minimamente, ajudado as pessoas  que buscaram ajuda e apoio em mim. Não fiz muito,em função da impossibilidade,  mas creio que para alguns eu fiz e fui a diferença positiva. Agradeço também, todas as pessoas com as quais tive o prazer de trabalhar direta ou indiretamente. Agradeço ainda e de maneira muito especial, minha irmã Eunice Machado, por ter me indicado ao cargo e por ter contribuído diretamente para que eu pudesse assumir.

          Oito anos se passaram e eu continuo aqui sonhando e acreditando que a realização um dia virá. Para tanto estarei buscando e aproveitando cada janela que possa se abrir diante de mim, assim quem sabe, um dia Deus permitirá que seja aberta a porta que tanto desejo e com a qual muito sonho.


                      Obrigada a todos e a cada um pela atenção.



   





   

Nenhum comentário:

Postar um comentário