Aprender a viver juntos é um dos pilares da educação atual e isto não acontecerá sem que haja o espírito de partilha entre as pessoas envolvidas no processo.
Saber repartir sem egoísmo é, sobretudo, saber viver e conviver com as pessoas do mundo contemporâneo.
Viver em sociedade requer um grandioso esforço e doação. Assim sendo, o indivíduo precisa está sempre aberto ao diálago, à parceria e à partilha, principalmente de conhecimento, pois este só será realmente útil se for dividido com as pessoas, sobretudo, porque quanto mais se divide conhecimento mais se adquire.
O mundo não melhorará enquanto o ser humano viver neste individualismo e destruindo uns aos outros para sobreviver. Para que haja mudança é indispensável que as pessoas aprendam a crescer em grupo, eliminando os espinhos existentes no decorrer da convivência.
Buscar a construção de um mundo em que reine a solidariedade, é dever de cada um. Para isso é imprescindível que a todo o momento estejamos fazendo cautelosamente a nossa parte, estabelecendo isto, como uma das principais metas de nossa vida.
Um dos principais fatores que interfere na contrução deste mundo tão almejado, é sem dúvida a valorização do ter mais do que do ser, como também do eu mais do que do nós.
Nós, enquanto seres pensantes, conscientes e com uma ampla visão de futuro, precisamos urgentemente iniciar uma campanha voltada para a busca da solidariedade humana, pois somos os responsáveis por esta tranformação tão necessária. Para tanto, é essencial que aprendamos a viver em grupo, buscando atingir objetivos individuais mas também coletivos.
Você pode até está pensando que isto é utopia, porém somente será, se você não começar a tornar este sunho realidade.
Deixe de ser um simples sonhador e seja um grande realizador de sonhos.
Cleonice Machado.
Texto extraído do Livro: Professor: Segredos para o Sucesso
Nenhum comentário:
Postar um comentário